Artista abre exposição no Museu Alfredo Andersen
O Museu Alfredo Andersen abre dia 14 de Dezembro a exposição Reformulações de Adriana Córdova, que apresenta um conjunto de trabalhos que tratam da representação de espaços internos. A artista lida com visualidades sobre a apresentação e idealização de espaços de habitação, espaços estes onde são constituídas subjetividades por meio da relação entre sujeitos e objetos.
A partir de imagens de revistas de decoração, a artista produz colagens, recortando e sobrepondo fragmentos de imagens e depois as pintando em grandes e pequenos formatos. Adriana faz uso de referências de peças do mobiliário tais como cadeiras, lustres, mesas e sofás que são reconfigurados. Como resultado são apresentadas construções ambíguas de espaços internos em que visualizamos partes reconhecíveis, algumas geométricas e outras curvilíneas. São espaços saturados com tramas fragmentadas que estabelecem um labirinto de sobreposições.
Usando a cor, Adriana estabelece relações cromáticas de claro e escuro, saturação, quente e frio e complementaridade que criam dinâmicas entre superfície e ilusão de tridimensionalidade. Para a produção das pinturas com tinta acrílica, Adriana estabeleceu um apurado processo de organização das cores, que são reproduzidas, armazenadas, catalogadas e aplicadas sobre a tela respeitando os diferentes matizes, contrastes e suas variações.
Adriana atua sobre imagens oriundas da arquitetura e do design propondo desdobramentos e novos significados para estas. A artista apresenta em suas pinturas outro tipo de visualidade sobre os espaços internos em que as dualidades entre figuração e abstração alteram os sentidos das construções iniciais. Adriana Córdova estabelece outra experiência para a concepção que temos para a casa e seus espaços internos, sobrepondo e evidenciando contradições e conflitos.
Adriana Córdova é formada no Curso Superior de Pintura da EMBAP, onde também faz pós-graduação no Curso de Especialização em Poéticas Visuais. Participou de exposições como: Caldeamento, Museu Guido Viaro, Curitiba, 2017.
Reformulações – Adriana Córdova
Abertura: 14/12/2017, às 18h
Exposição: de 15/12/2017 a 21/01/2018
Horário: Terça a sexta-feira, das 9h às 18h. Sábados e domingos e feriados das 10h às 16h.
Entrada gratuita.
Museu Alfredo Andersen MAA
Rua Mateus Leme, 336 – Centro – 80510-190 – Curitiba – Paraná – Brasil
Informações: 41 3323-5148 Aceda ao Site: www.adrianacordova.com.br