APAP/PR ABRE NESTE DOMINGO A EXPOSIÇÃO "CONVERGÊNCIAS"
A exposição itinerante do multiartista Tchello d´Barros chega a Curitiba A Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR, realiza neste domingo, 3 de julho, em sua sede, na Galeria Osmar Chromiec, vernissage da exposição itinerante de poemas visuais \"CONVERGÊNCIAS
A Poesia Visual de Tchello d’Barros”. Durante o evento, Tchello realizará um bate-papo com os visitantes, além de sessão de autógrafos do livro “Convergências” resultado da exposição itinerante. \"Convergências” é um projeto multimídia que apresenta a produção em poesia visual de Tchello d’Barros em diversos suportes como livro, blog, vídeo, instalação, páginas em rede sociais, projeção e exposição física. \"CONVERGÊNCIAS\" já passou por diversas capitais brasileiras, entre elas Rio de Janeiro, Santa Catarina, Minas Gerais, e em mais seis estados, chega agora a Curitiba. A mostra apresenta uma seleção retrospectiva de trabalhos criados ao longo de duas décadas. Séries de obras complementares, como os Poemínimos, Ideogramas Ocidentais, Alfabetos Criptográficos e Escritas Assêmicas, podem ser conferidos na Internet em:
www.tchellodbarros-poesiavisual.blogspot.com | e também na página do Facebook: Poesia Visual / Visual Poetry – Tchello d’Barros.
O multiartista Tchello d\’Barros é natural de Santa Catarina e atualmente reside no Rio de Janeiro. Assim como sua obra, possui uma inquietação permanente.Tchello já residiu em diversos estados, 14 no total, de norte a sul do país, e em suas atividades artísticas já visitou mais de 20 países. Dedica-se desde 1993 às modalidades do desenho, pintura, gravura, performance, instalação, vídeo, fotografia e poesia visual. Ministra oficinas e palestras, participa de mesas-redondas, júris, editorias, curadorias, saraus e diversas atividades culturais no Brasil e exterior. Após participar de mais de 100 exposições e cerca de 50 publicações, tem se dedicado a popularizar a poesia visual, itinerando com a mostra “Convergências”, que apresenta algumas das obras do autor que vem sendo usadas como referência em livros didáticos de editoras representativas, entre elas, Ática, Scipione,Fundação Ayrton Senna, Editora Positivo e a inglesa Editora Oxford. “ Considero o recurso do poema visual uma linguagem adequada para tratar de temas sempre contemporâneos (política, sexo, fé, amor, relações humanas etc) de interesse geral de nossa sociedade\", declara Tchello. A curadoria tem a assinatura do vice-presidente da associação, Luiz Vidal. \"Para além das questões da forma, ou do desenho, há esse instigante desafio de dialogar com outras linguagens, como a poesia, as artes gráficas, a colagem, a infogravura \", define Tchello.
Pelo caráter inovador e contemporâneo da sua obra,e além de tratar temas universais de forma direta e simples, não simplística, pelo contrário, conseguir por meio de imagens estabelecer uma crítica, irônia, irreverência, é algo feito por poucos. Um exemplo é o artista visual inglês Bansksy. \"Enfim, a obra de Tchello d\’Barros se nos apresenta como um conjunto que adiciona quase sempre a leveza na sua concretização, mas que não esconde o lado ímpar da direção poética: a crítica, o humor e o sentido universal dos temas encontrados em seus poemas\" , trecho extraído do texto crítico de Joaquim Branco, Poeta, crítico literário e doutor em Letras pela UERJ.
Serviço: Exposição de poesia visual ‘‘Convergências’’ Artista Visual Tchello d´Barros
Vernissage: Domingo, 3 de Julho de 2016
Horário: Abertura às 11 horas com visita-guiada e sessão de autógrafos do livro “Convergências”
Visitação: Até 5 de Agosto – Terça a Domingo, das 10 às 18h
Local: Galeria de Arte da APAP/PR, Espaço Expositivo Osmar Chromiec
Rua Jaime Reis, 107 Salas 07 e 11. Largo da Ordem, Curitiba, PR
Informações: (41) 3232-0408.