MON RECEBE DOMINGO + ARTE DE MARÇO

O Museu Oscar Niemeyer (MON) recebe, no dia 1º de março, o Domingo + Arte. Com programação especial e entrada gratuita, o público poderá conferir visitas mediadas e oficinas de escultura de papel com a artista do acervo, Bernadete Amorim.

Às 11h e 15h, na sala 06, o público poderá assistir a visita mediada por Ricardo Freire, historiador do Museu. Será na mostra “Jaime Lerner – Das vozes da cidade”.

Já no Espaço da Ação Educativa, acontecerá a oficina de escultura em papel, “Repouso e Movimento”, com a artista do acervo Bernadete Amorim. Os horários são as 14h, 15h15 e 16h30.

Os visitantes também poderão visitar as seguintes exposições: “IDEA Brasil 2014- o melhor do design brasileiro”, “Acervo MON – 2013/2014”, “Genesis – Sebastião Salgado”, “Histórias do Acervo MON – em aberto”, “Das vozes da cidade – Jaime Lerner”, “Museu em Construção”, “Cones”, “Espaço Niemeyer”, “Pátio das Esculturas” e o projeto especial “Isolde Hötte, sua obra”.

Sobre a artista do acervo

Bernadete Amorim nasceu em Belo Horizonte (MG), em 1955. Dedica-se à escultura, ao desenho, à instalação e à arte-educação. Graduou-se em Educação Artística pela Universidade Federal do Paraná em 1976. Especializou-se em História da Arte do Século XX pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná em 2004. Sua primeira exposição, Brincando com a Imaginação, foi realizada na Secretaria de Estado da Cultura do Paraná em 1993. Em 2002 participou da Residência de Artistas de Faxinal das Artes. Em 2006 assinou a cenografia da peça Um dia fora do tempo, no Teatro Guairinha; em 2007, lançou o livro Abismais. Em 2009 participou da 5ª Bienal Latino-Americana de Artes Visuais – Ventosul, da exposição Do umbigo ao ouvido: coração dormente, no Museu de Arte Contemporânea do Paraná e da Poética da Percepção – questões da fenomenologia na arte brasileira, no Museu Oscar Niemeyer. Em 2010 participou da mostra O Estado da Arte, também no Museu Oscar Niemeyer.

Suas obras fazem parte das coleções do Museu de Arte Contemporânea do Paraná e Secretarias de Estado da Cultura de Santo André (SP), de Piracicaba (SP), e Galeria SESC Paulista São Paulo (SP), dentre outras.

Fotografia: A artista Bernadete Amorim. Crédito: Kraw Penas/SEEC