V MOSTRA M DE ARTE DIGITAL NO INSTITUTO TOMIE OHTAKE

Edital lança Concurso de Vídeos ‘Canções de Amor’

V Mostra 3M de Arte Digital lança Concurso Cultural Canções de Amor

Prêmio será participação na exposição e residência de quatro semanas no museu La Ene, na Argentina

Com a proposta de discutir as fronteiras da arte contemporânea com uso de suportes digitais, a V Mostra 3M de Arte Digital ocorre em São Paulo entre 5 e 30 de novembro no Instituto Tomie Ohtake com o tema ‘Canções de Amor’. A mostra, idealizada pelo Núcleo de Pesquisa do Instituto Tomie Ohtake, conta com a coordenação de Paulo Miyada e realização da Elo 3 Integração Empresarial. Para esta edição foi criado um concurso nacional de vídeo – em formato comum. A participação é aberta ao público e as inscrições vão até 12 de outubro.

Com base no tema desta edição – Canções de Amor –, o interessado deve escolher uma música e a partir dela realizar algum tipo de performance ou encenação. A duração do vídeo deve ser a mesma da canção escolhida. Não há limites para linguagens, técnicas e conteúdos. Na seleção, além do material produzido, será analisada a ficha de inscrição – que inclui uma breve carta de motivação para a participação no concurso. O regulamento e ficha de inscrição estão no site: http://www.mostra3mdeartedigital.com.br/2014/concurso.html.

O concurso é aberto ao público geral, sem limite de idade ou local de residência. Os 20 vídeos finalistas serão exibidos no site da exposição. Entre esses, cinco estarão também na abertura da Mostra, no dia 04 de novembro de 2014, quando será ainda anunciado o vencedor.

O prêmio é uma residência artística de quatro semanas no museu La Ene – Nuevo Museo Energía de Arte Contemporáneo em Buenos Aires, Argentina. Essa iniciativa foi concebida a partir do interesse compartilhado entre 3M, Elo3 e Instituto Tomie Ohtake em apoiar novas produções e dar visibilidades a diferentes leituras de um tema ou campo. Seu formato foi baseado no campo de interesses desta edição da Mostra 3M de Arte Digital – Canções de Amor. “Para inovar, a 3M estimula intensamente a diversidade, a colaboração, o desenvolvimento permanente. O Prêmio de residência artística na Argentina segue esta mesma crença de nossa inovação, proporcionando experiências, inspirações e repertórios para um novo talento”, afirma Luiz Serafim, Head de Marketing da 3M do Brasil.

V Mostra 3M de Arte Digital
Esta edição fala de amor como algo amplo: projeção empática em direção ao outro com quem se quer estar junto. “Uma exposição que conta com os trabalhos artísticos para refletir como diferentes modelos técnico-sociais transformaram e seguem transformando os canais por onde escorre essa empatia.”, afirma Paulo Miyada.

Já na entrada, no grande hall do Instituto Tomie Ohtake, o visitante será interpelado por dispositivos criados por artistas que provocam questões sobre a sua identidade e intimidade consigo mesmo.

Em uma das outras três salas também ocupadas pela mostra, há obras que não poderiam ter sido feitas quinze anos atrás, antes do facebook, do youtube, do myspace e até do orkut. São gestos artísticos que nascem no ambiente digital online e da dinâmica do compartilhamento de dados e da exposição pelas redes sociais.

Na segunda sala, encontram-se obras feitas recentemente, mas voltadas para tecnologias desenvolvidas no intervalo entre a década de 1960 e os anos 1990: a era dos cada vez mais populares dispositivos portáteis de captura de som e imagem (dos rolos de filme Super-8 às pequeninas fitas eletromagnéticas Hi-8, ainda antes da internet).

Enfim, na última sala, as obras reunidas, segundo o curador, colocam o visitante junto das narrativas consagradas pela indústria cultural em sua difusão de massa durante do século XX; o cinema hollywoodiano, a canção popular brasileira das rádios e discos e, mais tarde, o jornalismo televisivo. “A exposição amealha, ao fazer o percurso alinhavado, diferentes maneiras de estar junto de alguém cuja ausência se faz presente”, completa Miyada

Sobre La Ene
La Ene surgiu em 2010 como uma crítica construtiva ao sistema de arte em Buenos Aires, onde não existia nenhum museu de arte contemporânea, para incluir jovens pressionais no campo da arte. É um local que promove a circulação de obras e artistas locais e internacionais com ênfase na América Latina. Até hoje, El Nuevo Museo Energía de Arte Contemporáneo (La Ene) é o único museu de arte contemporânea de Buenos Aires, sendo, portanto, de grande importância à comunidade artística da região.

Serviço: V Mostra 3M de Arte Digital – Canções de Amor
Data: De 5 a 30 de Novembro
Instituto Tomie Ohtake
Av. Brigadeiro Faria Lima, 201 / Rua Coropés, 88. Pinheiros , São Paulo
Entrada franca!