Para discutir a fotografia, a memória e o arquivo
II Ciclo da Fotografia Portuguesa no Brasil promove nos dias 16 e 17 de Abril duas palestras com o pesquisador Nélio Conceição, além do lançamento do catálogo da exposição; os eventos terão entrada gratuita
Já na reta final de exibição em Curitiba, o II Ciclo da Fotografia Portuguesa no Brasil guardou atividades paralelas para envolver o público um pouco mais com o universo retratado na mostra: a memória e o arquivo. Nos dias 16 e 17 de Abril, serão realizadas duas palestras com o pesquisador português Nélio Conceição, que é investigador do Instituto de Filosofia da Linguagem da Universidade Nova de Lisboa.
As palestras representam na programação um momento de aprofundamento conceitual sobre a fotografia. Em "Walter Benjamin e o exercício da memória", Nélio Conceição irá discorrer sobre a relação de Walter Benjamin com duas fotografias de infância: uma de si próprio, outra de Kafka. A proposta é caminhar para uma discussão que percebe a arte como exercício de nós próprios e do mundo, que tem necessariamente de lidar com e contra o esquecimento.
Já em “A resistência da matéria – imaginação e intimidade em fotografia", a proposta de Nélio Conceição é rememorar duas passagens clássicas da teoria fotográfica – Salon de 1859 de Charles Baudelaire e A Câmara Clara de Roland Barthes – e comentar sobre o afastamento da fotografia do domínio da imaginação. O pesquisador irá explorar, em particular, a ideia da resistência da matéria numa época em que se acentua a desmaterialização da experiência humana e da própria fotografia por intermédio do digital.
As palestras terão entrada gratuita e acontecerão, às 20h, no auditório Antônio Carlos Kraide, no Portão Cultural. É lá, no Museu Municipal de Arte de Curitiba (MuMa), que o II Ciclo da Fotografia Portuguesa no Brasil pode ser visitado até o dia 27 de abril. O público também poderá participar, no dia 17 de abril, às 19h, do evento de lançamento do catálogo do II Ciclo da Fotografia Portuguesa no Brasil, com distribuição do material gráfico.
O II Ciclo da Fotografia Portuguesa no Brasil recebe financiamento da Direção Geral das Artes (DGArtes), do Governo de Portugal e da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), além de apoio do Instituto Camões.
Serviço: Palestras com Nélio Conceição
/ "Walter Benjamin e o exercício da memória"
Quando: 16 de abril, às 20h
Onde: Portão Cultural (Av. República Argentina, 3430, Terminal do Portão – Portão)
Entrada: gratuita.
"A resistência da matéria – imaginação e intimidade em fotografia"
Quando: 17 de Abril, às 20h
Onde: Portão Cultural ( Av. República Argentina, 3430, Terminal do Portão – Portão)
Entrada: gratuita.
Lançamento do Catálogo do II Ciclo da Fotografia Portuguesa no Brasil
Quando: 17 de Abril, às 19h
Onde: Museu Municipal de Arte de Curitiba – MuMa ( Av. República Argentina, 3430, Terminal do Portão – Portão).
Entrada: gratuita.