TOTENS DE LUZ DE MÁRCIA SZÉLIGA NO VILLA HAUER CULTURAL

Totens de Luz – exposição de Márcia Széliga no espaço Villa Hauer Cultural

Rua Bom Jesus do Iguape, 2121, Hauer, de terça a domingo das 14 às 18horas e aos sábados também de manhã.

Agendamento para visitação de grupos pelo fone 3333-7652 Permanece aberta até 01 de Novembro de 2013.

A exposição traz duas fases: a primeira realizada entre os anos de 2007 e 2008, entitulada Trajestórias, e a fase atual, Totens de Luz, que está ao final da galeria, numa sala especial escura.

Trajestórias traz sobre as telas a pintura em acrílica com inserção de poemas da artista e aplicação de variados materiais orgânicos. As telas são interativas, podendo abrir envelopes que revelam mensagens poéticas.

Totens de Luz traz a acrílica fluorescente sobre tela, e sob efeito da luz negra.

Se uma traz o aspecto Sombra da expressão, o mergulho profundo nos conteúdos interiores, o acesso ao universo simbólico arquetípico, e com isso abrir sua própria "Caixa de Pandora", a segunda parte da exposição busca o lado Luz, pelos estados ampliados de consciência e de conexão com o espaço que a artista chama de Santuário Interior, divinizando o ato de fazer Arte, e vendo-se como instrumento, ou canal de expressão, que a Arte utilizando-se desse meio, vem a se manifestar, comunicar e tocar, podendo transmitir algo sobre o que dispensa palavras para explicar. é uma entrega ao puro sentir e perceber-se diluída e ao mesmo tempo entregue e integrada através desse fluxo expressivo de cores vivas, de uma bora que fale por si só.

Segundo o depoimento do escritor mineiro João Novais, que incentivou e inspirou algumas das obras da artista, acompanhando seu trajeto pelo caminho da Literatura e o retorno à expressão em telas, ele diz o seguinte:  "Totens de Luz é mais leve, mais onírica, mais cósmica, mais do anseio perceptivo do divino. A outra é profundamente humana, o homem-deus está imbricado na Trajestória. Gosto desse "desposicionamento" paradigmático, dessa troca que marca as duas exposições. Trajestória é a manifestação humana sobre o divino, a recriação da realidade. Da mesma forma que Totens de Luz é o humano transcendido, expectador de uma outra realidade supostamente revelada. Tais variações não são no sentido de dominação, não competem entre si, são naturalmente complementares. Parece ser o que objetivou a necessidade criativa quando tomou as mãos da artista para realizar esses dois conjuntos de obras. Os dois grupos são lindos, tocam profundamente a alma da gente. E esse toque pode ser sumarizado assim: se o humano assombra, o divino acalma."
 

SERVIÇO:  Totens de Luz – exposição de Márcia Széliga no espaço Villa Hauer Cultural

Rua Bom Jesus do Iguape, nº 2121, Hauer, de terça a domingo das 14 às 18 horas e aos sábados também de manhã.

Agendamento para visitação de grupos pelo fone 3333-7652 Permanece aberta até  1º de Novembro de 2013.