Tom Lisboa comemora uma década de intervenções urbanas em Curitiba com Brinquedografia
Pelo décimo ano consecutivo e novamente no mês de maio, o artista visual Tom Lisboa cria um novo projeto artístico para Curitiba. Quem acompanhou seu trabalho neste tempo, sabe que parques, pontos de ônibus, telefones públicos, árvores, outdoors e calçadas são tão importantes quanto as paredes de uma galeria ou museu.
Para comemorar a data, no dia 9 de Maio, às 19h30, na escola de fotografia Ômicron, Tom realizará uma palestra sobre sua trajetória nestes últimos 10 anos e fará o lançamento oficial de seu trabalho de 2013 chamado de Brinquedografia. Nele, o artista literalmente coloca em prática uma afirmação de Vilém Flusser, autor do livro A Filosofia da Caixa Preta: fotógrafo é uma pessoa que consegue inserir na imagem informações imprevistas pelo aparelho fotográfico.
Ao invés de enfrentar os complexos mecanismos da câmera digital, Tom comprou 100 câmeras de brinquedo (daquelas em que vai passando um desenho sempre que se aperta o botão), depois desmontou-as, apagou estas imagens e substitui-as por textos que trazem reflexões de autores como Flusser, Susan Sontag, Lucia Santalella e muitos outros sobre imagem.
Todas câmeras modificadas desta série foram numeradas e assinadas pelo artista. Durante todo o mês de maio elas serão espalhadas por vários locais da cidade, de parques até cafés e cinemas. As primeiras 10 serão sorteadas durante a palestra.
Serviço:
– Intervenção urbana BRINQUEDOGRAFIA: de 09 a 31 de Maio, em Curitiba
– Palestra de Tom Lisboa, dia 9 de Maio, 19h30
Local: Escola Ômicron – na Rua Padre Germano Mayer, 2200 – Hugo Lange – Curitiba -(41)3252-1093
Vagas Limitadas. Entrada Franca.