A QUINTESSÊNCIA DE DÉSIRÉE SESSEGOLO NA CASA JOÃO TURIN
Artista curitibana tem técnica exclusiva que encanta público no Brasil e no Exterior
Após sucesso de sua exposição Anima, que levou seu trabalho para outros países, a artista plástica Désirée Sessegolo, abre nova mostra em Curitiba. Intitulada Quintessência, a exposição abre nesta quinta-feira, as 19 horas, na Casa João Turin.
Désirée iniciou seu trabalho com cerâmica e vidro em 2008, desenvolveu uma técnica exclusiva, já exposta em diversos países como Estados Unidos, Hungria, Áustria e Eslováquia. As peças encantaram público e críticos da área, admirados com o efeito produzido pela artista através do material, da técnica e também das cores fortes que utiliza. Como que oriunda da grande explosão, a cristalização da massa vítrea mostra a fragilidade relativa da matéria, a atração e a repulsão, a presença e a ausência, o cheio e o vazio nas formas debruadas por bordas irregulares, afirma Marília Diaz, artista plástica e professora universitária, em texto de apresentação da mostra.
A exposição é inspirada na filosofia de Aristóteles, que considerava o universo como um composto de quatro elementos principais terra, água, ar e fogo mais um quinto elemento, uma substância etérea que permeava tudo e impedia que os corpos celestes caíssem sobre a Terra. A dinamicidade é a propriedade mais atraente da quintessência. Désirée joga com o cheio e o vazio em uma mesma peça. Como se o quinto elemento fosse, justamente, esse vazio. Ao espectador cabe a contemplação e a constatação dos novos sentidos dados por Dèsirée à matéria descoberta pelos fenícios há mais de três mil anos., completa Marília Diaz.
QUINTESSÊNCIA
Deduzo que há dois componentes essenciais no mundo: os átomos e o vazio. Vazio que deve ser visto sob outra ótica, repleto de energia que o preenche. Quintessência apresenta formas repletas de vazios, evidenciados pelo vidro com suas transparências e cores intensas. Desprovida de qualquer pretensão e movida pelo puro prazer e pelas transformações, como forma de evidenciar a existência do Grande Vazio que nos faz pensar e repensar até adormecer e se transformar, declara Désirée Sessegolo.
A exposição estará aberta a partir do dia 9 de Junho e segue até 21 de Agosto.
Sobre a artista – Formada em Comunicação Visual pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada
em Marketing e Propaganda, Désirée Sessegolo já atuou com design gráfico, comunicação e marketing.
Já teve uma peça premiada em 1º Lugar na categoria escultura no 3º Salão Internacional de Artes Visuais SINAP-AIAP em outubro do ano passado em São Paulo. Profissionalmente trabalha com comunicação visual e marketing já há 26 anos.
Para conhecer mais sobre o trabalho da artista visite o site: http://www.ceramicaevidro.com//
Serviço: Exposição QUINTESSÊNCIA
Casa João Turin na Rua Mateus Leme, 38 – Curitiba – PR
Informações e agendamento de visitas monitoradas:
(41) 3223 1182 / 3223 5715 ou ainda [email protected]
*Fotografia de: Leopoldo Prendin Neto.