ARCO 2011

DAN GALERIA e YBAKATU PARTICIPAM NA ARCO 2011

A Dan Galeria participa pela 12ª vez da ARCO, feira de artes que acontece em Madri de 16 a 20 de Fevereiro, e apresenta mais de 80 trabalhos de artistas modernistas e contemporâneos e de estilos variados. Nomes como Lothar Charoux, Lygia Clark, Franz Barsotti Weissmann, Sacilotto, Adolfo Estrada, Ballester, Ascânio, Fiaminghi são alguns dos que compõem a seleta lista cujas obras vão figurar nos 100m² do stand da Dan Galeria.

O período concretista brasileiro estará muito bem representado com trabalhos do artista Alexandre Wollner. As dezenas de obras em plottergrafia, uma incrível produção visual deste mestre do concretismo, compõem a série Constelação. Wollner, aluno de Max Bill na Escola Superior da Forma de ULM, Alemanha no pós-guerra (1939-1945), é considerado um mito vivo da história da arte e do design brasileiros.

A geometria do artista plástico Macaparana é um dos grandes destaques selecionados pela Dan Galeria. Pintor, desenhista e escultor autodidata, Macaparana é um artista versátil que vem ganhando já há algum tempo destaque no cenário das artes internacional. Possui obras em acervos de vários Museus e coleções particulares e já realizou coletivas em cidades como Nova York, Londres, Paris, Japão, México, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Macaparana tem no currículo exposições individuais em galerias renomadas como a Mara La Ruche, em Buenos Aires, e na Galeria Cayón, em Madri.

Outro brasileiro, Sergio Fingermann, também ganha relevância na feira de artes em Madri. Obras em grandes formatos e pinturas em papel, desenvolvidas entre 2009 e 2010, são uma ode à arquitetura. Fazendo apelo ao desenho, ilustrações técnicas, desenhos de arquitetura, gravuras antigas, ao traçado das sombras e reproduções em geral, seu trabalho se desenvolveu, em alguns momentos, mais próximo da representação figurativa; em outros, aproximando-se da abstração. Fingermann já apresentou individuais no MASP, Pinacoteca do Estado de SP, Galerie Saint Ravy Demangel em Montpellier na França, além de coletivas em grandes galerias como Galeria Segno Gráfico em Veneza na Itália e em renomados museus no mundo como o Museu Central de Tóquio e no Museu de Arte de Kyoto, ambos no Japão.

Com relevância nacional, os trabalhos destes artistas representam a essência da arte brasileira em ascensão. Para a ARCO 2011 e atendendo à altura a importância deste evento, a Dan Galeria trará coleções privadas e institucionais com projeção internacional de peso. MoMA de NY, Tate, Daros, Museum of Fine Arts of Huston e Reina Sofia de Madri já adquiriram obras da galeria.

A YBAKATU
Espaço de arte e galeria de Curitiba também participa com obras de alguns artistas daqui do Paraná, inclusive com obras de Marlon de Azambuja, que expos em Curitiba no final de 2010, e que vive em Madrid há mais de seis anos.