BIENAL INTERNACIONAL DE CURITIBA – ARTE PELA CIDADE

Arte pela cidade: Bienal Internacional de Curitiba leva instalações às ruas de Curitiba

Obras em áreas externas atraem o olhar do público em trânsito e estimulam a interação com a arte

A arte que vai para as ruas é um dos focos da Bienal Internacional de Curitiba 2015 que tem como tema Luz do Mundo. Com ações que não se restringem aos museus e galerias de arte, a edição deste ano convidou três grandes nomes para exporem instalações nas ruas da capital paranaense, Regina Silveira, Carlo Bernardini e Rubens Mano.

Nascida em Porto Alegre, Regina Silveira é artista multimídia, gravadora e pintora. Destacada pela crítica como uma artista com grande influência de Iberê Camargo e Marcel Duchamp, sua arte questiona os códigos de representação preestabelecidos e cristalizados. Sua obra Quimera está exposta na fachada do Pátio Batel e trabalha com o avesso da luz, as sombras. Vagaluz será projetada no centro da cidade, na fachada do prédio da Gazeta do Povo, é um desdobramento da obra que estará no interior do Museu Oscar Niemeyer, Limiar, e ambas trabalham com a luz e a palavra.

Rubens Mano propõe a ocupação do prédio Roberto Schiebler, localizado na esquina das ruas Alfredo Bufren e Presidente Faria, que teve sua construção iniciada no final dos anos 90 mas nunca concluída. O 17º andar do edifício que representa atualmente uma situação de abandono e apagamento receberá a obra Disfunção, uma instalação com 350 lâmpadas que emitirão luzes alternadamente, construindo um movimento luminoso que poderá ser visto de diversos pontos da região central. Mano é artista multimeios e já passou por eventos artísticos de destaque, como a Bienal Internacional de São Paulo e a Bienal de Sidney.

A obra Dimensões Invisíveis, do italiano Carlo Bernardini, é uma instalação composta por fibra óptica, projetores e cabos de aço e estará exposta no gramado frontal do Museu Oscar Niemeyer. Carlo Bernardini obteve seu diploma na Academia de Belas Artes em Roma em 1987 e trabalha com fibra ótica desde 1996. Suas instalações públicas já passaram por várias cidades ao redor do mundo, como Amsterdam, Berlim, Nova York, Valencia e Haia.

Sobre a Bienal
A Bienal Internacional de Curitiba completa 22 anos em 2015 e se consolida como um dos eventos mais importantes do circuito mundial. Nesta edição, a Bienal prioriza a arte que vai para as ruas, com ações que não se restringem aos museus, centros culturais e galerias, mas que ganham o espaço urbano. Tem curadoria geral do crítico de arte Teixeira Coelho e acontece na capital paranaense entre os dias 3 de outubro e 6 de dezembro com obras de artistas dos cinco continentes em mais de 100 espaços da cidade. Toda a programação é gratuita, exceto pelas exposições no Museu Oscar Niemeyer que segue as tarifas do museu (R$ 9 e R$4,50).

Publicações
Com o início do evento, o guia com a programação da Bienal será distribuído nos espaços expositivos e em diversos pontos da cidade. O site oficial também incluirá toda a programação e as informações gerais. Os catálogos da Bienal Internacional de Curitiba e do Festival de Cinema contêm informações detalhadas de todos os artistas e obras e poderão ser adquiridos a partir de outubro. O guia e o catálogo da Bienal são editados pela Arte e Letra.

Patrocínio
O Ministério da Cultura apresenta a Bienal Internacional de Curitiba 2015, realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (Lei Rouanet). Esta edição também conta com o patrocínio master da UEG Araucária e patrocínio do BNDES, Petrobras, Sanepar, Scania e BRDE. Tem copatrocínio da Barigui Financeira, Sesi FIEP, Monreal Construtora e Pátio Batel. Tem o apoio da APAP-PR e o apoio internacional da Fundação Japão, Consulado Geral do Japão, Embaixada da Argentina, Consulado da Argentina, Instituto Goethe, Prefeitura de Columbus, Prefeitura de Cracóvia, Embaixada da Itália, Consulado Geral da Itália, Instituto Italiano de Cultura, Centro Cultural Coreano no Brasil e Consulado Geral da República da Coréia, Embaixada do México e Embaixada da Suécia.

Promoção
A Bienal é uma promoção da RPC TV e do jornal Gazeta do Povo.

Serviço:
Exposições de instalações externas
Bienal Internacional de Curitiba 2015
Data: 3 de Outubro a 6 de Dezembro
Locais:
Regina Silveira
Quimera – Fachada do Shopping Pátio Batel – Av. Do Batel
Vagaluz – Fachada da Gazeta do Povo – Praça Carlos Gomes
Rubens Mano
Disfunção – Esquina das ruas Alfredo Bufren e Presidente Faria
Carlo Bernardini
Dimensões Invisíveis – Museu Oscar Niemeyer
Entrada franca
Redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube
Informações: www.bienaldecuritiba.com.br