Artistas Plásticos Do Paraná APAP/PR e Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba realizam atividades com alunos da rede municipal de ensino após a exposição "Pintando Curitiba" realizada no Jardim Botânico.
Um grupo de alunos da Escola Municipal Rolândia, no Boqueirão, teve um dia de aula diferente nesta quarta-feira (09). Eles participaram da oficina Pintando Curitiba, que percorrerá dez escolas até sexta-feira, atingindo 350 estudantes. A atividade conta com o trabalho voluntário de oito artistas plásticos da cidade. Equipes do departamento de Educação para a Sustentabilidade, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, também participam da ação.
A oficina encerra a 2ª fase da Maratona Infantil e Juvenil da Sustentabilidade, que foi uma etapa cultural. A primeira etapa, que teve início no começo deste ano, teve caráter ambiental. “Na fase cultural, procuramos despertar nas crianças a percepção e a sensibilidade através do olhar dos artistas”, explicou a diretora do departamento, Marcia Frasson. “Perceber o ambiente em que vivemos é uma forma de sustentabilidade”, comentou.
Segundo Marcia, a 3ª e última etapa da Maratona será recreativa, com desafios de crianças de escolas municipais e grupos de escoteiros de Curitiba. Ela destaca que a Maratona, que encerra no dia 23 de novembro, não tem foco na competição. “Não haverá escola vencedora. O objetivo principal é possibilitar o conhecimento e a vivência de práticas de educação para a sustentabilidade. Ou seja, quem vai ganhar será Curitiba”, afirma a diretora.
Sala de aula
A estudante Geovanna da Rosa de Lima, de 10 anos, gostou da experiência. Ela pintou uma tela, com a orientação da artista plástica curitibana Viviane Camargo, em que retratou a natureza, com traços abstratos. “Está sendo divertido e bem movimentado. Gosto muito de trabalhar com artes”, disse Geovanna. Seu colega de classe, Vinícius Gabriel, também aprovou a experiência. “Estamos aprendendo técnicas para trabalhar com cores. É muito legal trabalhar ao lado da artista”, comentou.
Viviane avaliou como ótimos os resultados obtidos com as crianças. “Com esta experiência, eles fizeram uma leitura do meio ambiente e do planeta e traduziram em obras abstratas. São capazes de interpretar uma obra”, disse. Segundo Viviane, ao receber o convite para atuar como voluntária na atividade, não pensou duas vezes antes de aceitar. “É uma forma maravilhosa de despertar as crianças para a percepção. A maioria está tendo hoje o primeiro contato com as artes”, afirmou a artista.
A diretora da Escola Rolândia, Rosana Teixeira Godinho, explicou que desde o início deste ano, a Maratona da Sustentabilidade está beneficiando os alunos da escola. “Eles já foram visitar o zoológico e o Jardim das Sensações, no Jardim Botânico, como parte das ações da Maratona”, contou. “Além disso, estamos sempre trabalhando os conceitos de sustentabilidade em sala ou em aulas práticas, no bosque que fica anexo à escola”, explicou. A escola conta com 510 alunos do Ensino Fundamental e Educação Infantil.