Programa do Instituto Votorantim patrocina Bienal de Curitiba
O Programa de Democratização Cultural Votorantim, que seleciona anualmente projetos de viabilização do acesso à cultura por meio de editais públicos, tem a 6ª VentoSul Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba entre as iniciativas apoiadas em 2011. O Programa, criado em 2006, faz parte do Instituto Votorantim desde o início das suas atividades e escolheu a cultura como uma de suas rotas de investimento.
A Bienal de Curitiba é uma realização do Instituto Paranaense de Arte (IPAR), em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba, com o patrocínio do Instituto Votorantim, Petrobras, Volvo, Compagas, BNDES, Eletrobras, Correios, Tiisa e co-patrocínio da Solumax.
De acordo com a presidente da comissão organizadora da 6ª VentoSul, Luciana Casagrande Pereira, o patrocínio do Instituto Votorantim é muito importante para a realização da Bienal e contribui para fortalecer a Arte Contemporânea no Brasil.
A sexta edição do evento conta também com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura e Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, do Ministério das Relações Exteriores, Goethe-Institut, Japan Foundation, Acción Cultural Española, Embaixada da Espanha no Brasil / AECID, Embaixada Real da Noruega, APAP PR, UTFPR, UFPR, UTP, FAP e Embap.
A programação geral da Bienal já começou e segue até dezembro, com o projeto educativo, palestras, mesas-redondas, cursos, oficinas, mostra de filmes, performances e interferências urbanas, ocupando os principais museus e centros culturais de Curitiba. As exposições serão de 18 de setembro a 20 de novembro de 2011.
SERVIÇO: 6ª VentoSul Bienal de Curitiba
Realização: Instituto Paranaense de Arte em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba / Prefeitura Municipal de Curitiba.
Patrocínio: Volvo, Instituto Votorantim, Petrobras, Compagas, BNDES, Eletrobras, Correios e Tiisa.
Co-patrocínio: Solumax.
Apoio: Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Paraná, Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e Ministério das Relações Exteriores.
Apoio institucional: Goethe-Institut , Japan Foundation, Acción Cultural Española, Embaixada da Espanha no Brasil / AECID, Embaixada Real da Noruega, APAP PR, UTFPR, UFPR, UTP, FAP e Embap.
Mais informações no site www.bienaldecuritiba.com.br