A palestra sera dia 24 de agosto de 2009 (segunda-feira ) as 19h30 no auditorio do Paço da Liberdade e a oficina nos dias 25, 26 e 27 de agosto no Centro Europeu.
Mini curriculo
Fernando Fogliano. Fotógrafo, doutor e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC SP, especialista em Engenharia da Computação pela Escola Politécnica USP, Professor do Curso de Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu em Fotografia no Senac onde também é pesquisador e coordenador do Grupo de Pesquisa da Imagem Contemporânea GPIC. Estão entre os temas de interesse de pesquisa: a fotografia como design; exploração das implicações estéticas, cognitivas e tecnológicas da relação entre imagem e interatividade em ambientes e mídias, tendo em vista o debate no campo do design da informação; pesquisa das novas estratégias de mediação na produção artística no contexto do design, da cultura, da informação.
No campo da Arte e Tecnologia trabalha com o grupo SCIArts. Recebeu o prêmio Sergio Motta 2005 de Arte e Tecnologia com o trabalho Atrator Poético.
No campo da fotografia atua ensinado e pesquisando em campos da produção, tratamento de imagens digitais e gerenciamento da cor em sistemas digitais.
e-mail: [email protected]
fones: 11 4368 0860
11 8124 6895
A codificação do tempo na fotografia: stop motion um novo formato fotográfico
Fernando Fogliano
Através de avanços nos estudos científicos da mente e das Teorias da Percepção sabemos que importantes aspectos da consciência e da memória envolvem o problema do tempo. Tanto na Arte quanto na Ciência, a representação do tempo sempre constituiu um aspecto básico na construção das narrativas. O surgimento da fotografia permitiu a utilização de sistemas mecânicos para representar o tempo imageticamente. O cinema, uma forma expressiva que descende da fotografia, através do recurso da montagem também encontrou estratégias expressivas para representar o tempo. O stop motion é uma técnica que engendra fotografia e cinema consagrou-se como técnica de animação e de produção de efeitos especiais em Hollywood, já nos seus primórdios. Norman McLaren, estudioso do cinema entre as décadas de 30 a 70, fez grandes contribuições para o refinamento técnico e expressivo desta linguagem. Com o advento das técnicas digitais de produção de imagens, o stop motion passa a despertar um renovado interesse como forma expressiva. Antes, visto como técnica cinematográfica pode agora ser entendido também como técnica fotográfica. A oficina pretende criar um cenário para reflexões sobre a fotografia contemporânea e propor a experimentação de práticas de produção de stop motion.
Duração da oficina: 12 hs (3 dias sendo 4hs /dia certo?)
Tamanho da turma: (20 alunos, 5 grupos)
Material: Câmera fotográfica digital.
Programação:
Percepção do tempo (teórico) D1
O corte fotográfico e a representação do tempo pela imagem fixa (teórico) D1
Reflexões sobre a fotografia contemporânea (teórico) D1
Experiências em Fotografia Computacional D2
Desenvolvimento do projeto (prático) D2
Produção das imagens (prático) D2
Montagens (prático) D3
Discussão dos resultados (prático) D3