Exposição coletiva de fotografia: O Cinema no Olhar do MIS
A convite do Museu da Imagem e do Som, órgão da Secretaria de Estado da Cultura, dez fotógrafos revelam o seu olhar sobre a magia da sétima arte. O projeto intitulado O Cinema no Olhar com curadoria de Tiomkim, retrata os seguintes temas: Lembranças do filme Casablanca; Um clássico de Hitchcock; Uma lenda paranaense; O glamour cinematográfico dos anos 20; Homenagens à atriz Romy Schneider; Um olhar sobre a série de TV As Panteras; Homenagem a Bertolucci e Literatura no Cinema. Contando com o apoio cultural da Ticcolor.
Confira quem são os fotógrafos e a suas homenagens recriadas em fotos tamanho 40 x 60 cm que estarão expostas no Espaço Cultural do CafeZau, endereço: Rua Augusto Stresser, 318 – Alto da Glória, em Curitiba, a mostra segeu aberta ao público até dia 14 de dezembro de 2008.
Importante destacar que é um Projeto inédito do MIS/Secretaria de Estado da Cultura com apoio da Sociedade Amigos do MIS e apoio cultural da Ticcolor, Impressão Digital.
Alice Varajão
Homenagem ao filme Casablanca que a fotojornalista convidou a também jornalista Yrit Sitnik para esta releitura do personagem vivido por La Bergman no cinema. Clássico do cinema romântico dos anos 40, imortalizado pelo casal Ingrid Bergman e Humphrey Bogart. Alice produziu o material no Estúdio Fabiana Guedes de Fotografia, e no escritório Ambienta, de André Largura, arquiteto e artista plástico e sua equipe.
Pedro Nossol
Recria cena de A Loira Fantasma, lenda curitibana dos anos 70, que virou filme nas mãos das cineastas Fernanda Morini e Jussara Locatelli. Foto ambientada no Largo da Ordem com a modelo Lorena Schwartz.
Lina Faria
Produziu imagem vertiginosa que leva o espectador a um dos momentos chaves do filme Vertigo (Um Corpo Que Cai), de Alfred Hitchcock..
Milton Jr.
Faz um mergulho nos agitados anos 20 recriando a imagem da socialite entediada de um dos clássicos da literatura americana O Grande Gatsby, cuja versão cinematográfica fez sucesso nas mãos do diretor Jack Clayton em 1970.
Marcelo Dallegrave
Utilizando a imagem do modelo e ator Tiago Chiminazzo ele dá vida ao personagem mais famoso do escritor Oscar Wilde, O Retrato de Dorian Gray, vivido no cinema pelo ator Hurd Hatfield na versão de 1945.
Sossella
Elegância e charme da modelo Mariângela Salomão no portrait Naná. Homenagem ao filme francês de 1934, dirigido por Dorothy Arzner, inspirado no romance homônimo de Emile Zolá.
Ricardo Garcia
Retrato inspirado no filme O Céu Que Nos Protege (1990), de Bernardo Bertolucci. Cenário oriental que coloca a modelo Conceição Barindelli no escaldante deserto do Saara.
Alberto Melnechuky
A modelo Zilda Fraletti é fotografada num cenário em ruínas revivendo a princesa-escrava Salambo. Personagem do romance homônimo de Gustave Flaubert e levado às telas em 1960 pelo diretor italiano Sérgio Grieco.
Lya Uba
Um portrait com toque de sensualidade onde a modelo Viviane Rocha revive a atriz Romy Schneider.
Waldo Rafael
Em clima de nostalgia o fotógrafo recria o universo da série As Panteras, sucesso televisivo dos anos 70. As modelos Janete Mehl, Simone Campos e Soraya El Hajjar revivem Jaclyn Smith, Farrah Facewt e Kate Jackson.
Serviço: “O Cinema no Olhar”
Coletiva Fotográfica com Alice Varajão, Alberto Melnechuky, Lina Faria, Lya Uba, Marcelo Dallegrave, Pedro Nossol, Milton Jr., Ricardo Garcia, Sossella e Waldo Rafael.
Local: Espaço Cultural do CafeZau
Endereço: Rua Augusto Stresser, 318 – Alto da Glória – Curitiba
Abertura: 20 de novembro (quinta-feira), às 19 horas
Período: de 21 de novembro a 14 de dezembro de 2008