Publicação do Relatório de Responsabilidade Social do evento é iniciativa pioneira no setor de artes visuais
A Fundação Bienal do Mercosul apresenta à comunidade os resultados e contribuições da 8ª edição da Bienal do Mercosul, mostra de artes visuais ocorrida em Porto Alegre no ano passado. O Relatório de Responsabilidade Social da 8ª Bienal do Mercosul está disponível para download gratuito na Biblioteca Virtual do website da Fundação, através do link http://www.fundacaobienal.art.br/novo/arquivos/publicacao/pdf/Relatorio_8Bienal.pdf.
O objetivo do relatório é dar transparência às ações da gestão e mostrar os resultados desta 8ª Bienal, compartilhando com o público as informações sobre os investimentos realizados e as contribuições que o projeto trouxe à comunidade. O relatório apresenta, ainda, uma descrição das atividades da Fundação Bienal do Mercosul e o seu compromisso com a sustentabilidade do projeto Bienal do Mercosul. A publicação traz um detalhamento das ações, uma descrição das fontes de financiamento e apoio e uma avaliação dos resultados em todas as áreas de atuação do projeto. Também descreve as ações em conjunto com os grupos de relacionamento, como patrocinadores, apoiadores, órgãos públicos, fornecedores, instituições e equipes.
A Fundação Bienal do Mercosul publica o Relatório desde 2007, quando ocorreu a 6ª edição da Bienal. Para adequar-se às peculiaridades do evento, que acontece a cada dois anos, a Fundação elaborou um modelo de Relatório em que alguns indicadores foram adaptados para refletir com fidelidade as informações e resultados do evento.
O relatório impresso tem 54 páginas e uma tiragem de 1000 exemplares, que estão sendo distribuídos a patrocinadores, apoiadores, fornecedores e colaboradores da Bienal.
Ficha técnica
Coordenação geral – Heron Charneski, diretor do NDP – Núcleo de Documentação e Pesquisa da Fundação Bienal do Mercosul
Coordenação editorial – Adriana Martorano e Fernanda Ott
Levantamento de dados e apoio na edição – Equipes NDP (coordenação), Assessoria de imprensa, Financeiro, Marketing, Produção, Projeto Pedagógico
Coordenação de design – Karina Roman
Design gráfico – Marília Ryff-Moreira Vianna e Rosana de Castilhos Peixoto
Revisão – Alexandre Dias Ramos
Impressão – Gráfica e Editora Pallotti
Imagens – Indicefoto.com (Camila Cunha, Cristiano Sant’anna, Flávia de Quadros e Lívia Stumpf), Vivafoto (Fábio Del Re) e Portfolio Design (Marília Vianna)
Para referência – 8ª Bienal do Mercosul
A 8ª Bienal do Mercosul aconteceu de 10 de setembro a 15 de novembro de 2011, em Porto Alegre/RS. Sob o título Ensaios de Geopoética, a 8ª edição da Bienal tratou da territorialidade e sua redefinição crítica a partir de uma perspectiva artística. Reuniu 186 trabalhos de 105 artistas de 31 países que desenvolvem obras relevantes para discutir noções de país, nação, identidade, território, mapeamento e fronteira sob os aspectos geográficos, políticos e culturais.
Todos os eventos oferecidos pela Bienal têm acesso totalmente franqueado. Mais de 600 mil pessoas visitaram as exposições e participaram das atividades propostas. Destas, quase 130 mil eram estudantes e professores, que foram atendidos pelo Projeto Pedagógico em atividades de formação de professores e mediadores, oficinas, conversas com o público, seminários, publicações e, especialmente, a programação da Casa M. Agendamento de visitas guiadas, transporte gratuito para escolas públicas e atividades variadas foram oferecidos ao público visitante durante o período da mostra.
O projeto curatorial foi composto por sete grandes ações, abordadas por meio de estratégias expositivas e ativadoras: Casa M, Cadernos de Viagem, Continentes, Além Fronteiras, Cidade Não Vista, Geopoéticas e uma exposição do artista homenageado Eugenio Dittborn.
Os espaços expositivos que abrigaram as mostras da Bienal em Porto Alegre foram os Armazéns do Cais do Porto, o Santander Cultural, o MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul e diversos espaços da capital e de outras cidades do RS.
Artistas, obras, exposições e atividades pedagógicas da 8ª Bienal do Mercosul também passaram por mais de vinte cidades do Rio Grande do Sul, entre elas Bagé, Caxias do Sul, Ijuí, Montenegro, Pelotas, Santa Maria, Santana do Livramento, São Miguel das Missões e Teutônia. A equipe curatorial foi composta de sete profissionais latino-americanos: José Roca (Colômbia) – curador geral, Pablo Helguera (México) – curador pedagógico, Alexia Tala (Chile), Cauê Alves (Brasil) e Paola Santoscoy (México) – curadores adjuntos, Aracy Amaral – curadora convidada e Fernanda Albuquerque (Brasil) – curadora assistente.
Patrocinadores e apoiadores
A 8ª edição do evento contou com a adesão das seguintes empresas e instituições:
Minc – Ministério da Cultura / Governo Federal – Realização
Pró-Cultura RS / Secretaria do Estado da Cultura do Rio Grande do Sul / Governo do Rio Grande do Sul – Financiamento
Gerdau – Patrocínio Master e Patrocínio Mostras Geopoéticas e Cidade Não Vista
Petrobras – Patrocínio Master e Patrocínio Mostra Cadernos de Viagem
Banco Itaú – Patrocínio Projeto Pedagógico e Patrocínio Casa M
Banco Santander – Patrocínio Mostra Eugenio Dittborn
Oi – Patrocínio Mostra Cidade Não Vista
Banrisul – Apoio Especial Mostra Além Fronteiras
CEEE – Companhia Estadual de Energia Elétrica do Rio Grande do Sul – Apoio Especial
Grupo RBS – Apoio do Projeto Pedagógico
Grupo SLC – Apoio Mostra Geopoéticas
Vonpar – Café da 8ª Bienal e Apoio Casa M
Crown Embalagens – Apoio
Lojas Renner – Apoio
Lojas Pompéia – Apoio
Panvel – Apoio
Irani Celulose – Apoio
Procempa – Empresa de Ti da 8ª Bienal do Mercosul
ICBNA – Instituto Cultural Brasileiro Norte-Americano – Apoio
Dez Propaganda – Apoio
Oi Futuro – Apoio Institucional
Prefeitura Municipal de Porto Alegre – Apoio Institucional
SPH – Superintendência de Portos e Hidrovias – Apoio Institucional
MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul – Apoio Institucional
Canal Futura – Apoio Institucional
Centro Cultural CEEE Erico Verissimo – Apoio Institucional
APEX – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apoio Institucional
Japan Foundation – Apoio Governamental
Ministério da Cultura da Colômbia – Apoio Governamental
Consulado Geral do México – Apoio Governamental
Conaculta – Consejo Nacional para la Cultura y las Artes (México) – Apoio Governamental
Aliança Francesa – Apoio Governamental
Consulado Geral da França – Apoio Governamental
Fundação Bienal do Mercosul
Criada em 1996, a Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, que tem como missão desenvolver projetos culturais e educacionais na área de artes visuais, adotando as melhores práticas de gestão e favorecendo o diálogo entre as propostas artísticas contemporâneas e a comunidade. Nos anos ímpares, a Fundação promove o evento Bienal do Mercosul, reconhecido como o maior conjunto de eventos dedicados à arte contemporânea latino-americana no mundo, oportunizando o acesso à cultura e à arte a milhares de pessoas, de forma gratuita.
Ao longo de sua trajetória, a Fundação Bienal do Mercosul sempre teve como missão a ênfase nas ações educativase os seguintes princípios norteadores: foco na contribuição social, buscando reais benefícios para os seus públicos, parceiros e apoiadores; contínua aproximação com a criação artística contemporânea e seu discurso crítico; transparência na gestão e em todas as suas ações; prioridade de investimento em educação e consolidação da Bienal como referência nos campos da arte, da educação e pesquisa nessas áreas.
Em quinze anos de existência, a Fundação Bienal do Mercosul realizou oito edições da mostra de artes visuais, somando 511 dias de exposições abertas ao público, 64 diferentes exposições, 4.507.904visitas, acesso totalmente franqueado, 1.163.351agendamentos escolares, 192.058 m² de espaços expositivos preparados, áreas urbanas e edifícios redescobertos e revitalizados, 3.850obras expostas, intervenções urbanas de caráter efêmero e 16obras monumentais deixadas para a cidade, 169 patrocinadores e apoiadores ao longo da história, participação de 1.366 artistas, mais de mil empregos diretos e indiretos gerados por edição, além de seminários, conversa com o públicos, oficinas, curso para professores, formação e trabalho como mediadores para 1.548 jovens. A Diretoria e os Conselhos de Administração e Fiscal da Fundação Bienal do Mercosul atuam de forma voluntária.
Todos os eventos e ações da Fundação são oferecidos gratuitamente ao público, com recursos incentivados por uma grande rede de patrocinadores, parceiros e apoiadores.