5ª Bienal VentoSul se prepara para a inauguração

5ª Bienal VentoSul se prepara para a inauguração

Montagem de obras, intervenções urbanas, palestras e ações performáticas marcam a semana de abertura da Bienal – no próximo sábado (8/8).

A semana de abertura da 5ª Bienal VentoSul, mostra de arte contemporânea que acontece em Curitiba a partir do próximo sábado, dia 8 de agosto, está agitada. Uma série de palestras com artistas e curadores conceituados está acontecendo desde terça-feira (veja programação completa em www.bienalventosul.com.br). Enquanto isso, artistas do mundo todo preparam suas obras, como o cubano Kcho, o francês Jean-Yves Vigneau e os japoneses Yukihiro Taguchi e Takafumi Hara. Além disso, uma série de intervenções urbanas com os grupos Interluxartelivre, Bijari e Galeria Cilindro estão programadas para acontecer entre sexta-feira e domingo.

Gustavo Godoy, de São Paulo, participará do evento de inauguração da mostra no Memorial de Curitiba, sábado, a partir das 19 horas. Intitulada “Tire Sua Venda”, a obra consiste na distribuição de 500 vendas para o público presente no evento. Com duplo sentido, a obra pretende interagir com as pessoas ao mesmo tempo em que faz uma reflexão sobre a forma que enxergarmos a arte. Godoy também é integrante do grupo Bijari (http://www.bijari.com.br), coletivo de arte que apresentará um trabalho de edição ao vivo de vídeos (VJ). O trabalho “Entropicália: remixada e amplificada” é feito a partir de um banco de imagens produzido ao longo dos anos em intervenções feitas na cidade de São Paulo. Além desses dois trabalhos, a abertura da Bienal contará com o trabalho “Personal Map”, de Nezaket Ekici (http://ekici.aeroplastics.net/).

Já o cubano Kcho está no Solar do Barão preparando sua obra formada por mobílias que “flutuam” levantadas por remos a 1,8 metros do chão. O francês Jean-Yves Vigneau está na Ópera de Arame onde sua obra “H20” está sendo montada. O trabalho é composto por letras gigantes (7×2,4 metros) da fórmula da água que flutuarão sobre o lago. O japonês Yukihiro Taguchi inicia a montagem da sua instalação nesta sexta-feira – depois de demolir uma casa de madeira no bairro Alto da Glória. Takafumi Hara continua o trabalho na Universidade Federal do Paraná. Ele está construindo painéis coloridos que estamparão algumas janelas do Shopping Mueller e da UFPR.

Intervenções Urbanas e Ações Performáticas

Na próxima sexta-feira, dia 7 de agosto, o coletivo interluxartelivre estará no cruzamento das ruas Bom Jesus, Professor Arthur Loyola e São Vicente (próximo ao IPPUC) para a intervenção “Música para sair da bolha”, a partir das 18 horas. O grupo convidou a banda Locomotiva du Bem para uma intervenção com os motoristas e pedestres que estarão no local. O grupo pretende convidar a todos para estacionarem seus carros e participarem de uma confraternização que tem como objetivo incentivar o uso de meios de transporte alternativo, como a bicicleta.

No domingo, todas as obras em espaços públicos (parques, praças e museus) estarão prontas para visitação da população. A partir das 11 horas a Galeria Cilindro estará no Parque Barigui para uma ação performática com 16 artistas convidados. Eles circularão pelo parque de bicicleta vestidos com roupas coloridas, além de interagirem com um cilindro de lona que estará no chão. Além desse trabalho, também será possível conferir mais trabalhos da 5ª Bienal VentoSul com o músico Arnaldo Antunes, na Praça Tiradentes; Patrícia Gerber, na Praça Espanha; Flamio Samelo, no Memorial de Curitiba; Bebaprafrente e Interluxartelivre no Passeio Público entre outros.

Sobre a VentoSul
A 5ª Bienal VentoSul reúne obras de artistas de 30 países dos cinco continentes com a participação de mais de 100 convidados. Além das exposições, o evento conta com intervenções urbanas, programações educacionais, mostra de vídeos, ações performáticas, encontros com críticos de arte, palestras e mesas-redondas de artistas. A Bienal VentoSul acontece entre os dias 8 de agosto e 11 de outubro. Toda a programação é gratuita. Mais informações no site oficial do evento www.bienalventosul.com.br

Instituto Paranaense de Arte

by Vidal