“25 Anos- APAP/PR ” acontece em Ponta Grossa (PR)

A APAP/PR realiza desde o dia 6 de outubro, em Ponta Grossa/PR, exposição comemorativa aos 25 anos da associação. A exposição ” 25 Anos – APAP/PR” é mais um evento que destaca o seu Jubileu de Prata. Esta exposição é itinerante composta por 25 obras de 25 artistas que integram o quadro associativo.
Cada um dos artistas que participa desta exposição, criaou dentro de seu estilo e técnica uma obra exclusivamente para esta exposição, são eles: Ana Knapik, Antonio Temporão, Ana Serafin, Blanca da Paz, Carla Schwab, Celso Parubocz, Cida Lemos, Claudia de Lara, Cleis Selski, Diogo Alves, Fabrizio Andriani, Geraldo Zamproni, Geraldina Galleas, Irani Spiacci, Izabelle Klentz, Marcus Müller, Maria Ivone Bergamini, Marilene Zanchet, Mirna de Oliveira, Osmar Carboni, Rosa Bruinjé, Sabine Feres, Tânia Leal, Vera Simon e Viviane Camargo. A exposição permanecerá aberta para visitação até 31 de outubro de 2008.

Sobre os “25 anos da APAP/PR”, Nilza Procopiak, destacou:
“Neste ano, 2008, a APAP/PR – Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná comemora um quarto de século de existência. São 25 anos dedicados pelos seus dirigentes e associados à labuta diária, em primeiro lugar, da defesa incondicional dentro do amparo das leis, dos direitos dos artistas.” Nilza Knechtel Procopiak, Filiada as ABCNAJCA – Associação Brasileira e Internacional dos Críticos de Arte.

Durante o cerimonial de abertura da exposição, “25 anos da APAP/PR”, o artista plástico e curador Celso Parubocz declarou: “Através da APAP/PR tive a honra de participar de exposições em espaços importantes como o Memorial de Curitiba e o Espaço Frans Kracjberg, entre outros.”
No fechamento, Cirilo Barbezan (Secretaria de Cultura de Ponta Grossa), agradeceu a presença de todos, principalmente a diretoria da APAP/PR e destacou: “25 anos é um marco para a associação e todos os artistas do Paraná.”

Após, o cerimonial, o renomado escultor Luiz Antonio Gagliastri ministrou a palestra “A Arte de Transformar”.
Sobre o artista:
Gagliastri formou-se em engenharia, mas adotou as artes plásticas como profissão que desde a infância o seduzia. Nascido em Curitiba, possui projeção internacional é Membro do Centro Internacional de Escultores, Washington DC. e da United Nations of American, UMA, ambos nos Estados Unidos. Participou de mais de 80 exposições individuais e coletivas no Brasil e em diferentes países. Possui em seu currículo, diversas premiações, destacando: Prêmio Salão Paranaense de Novos, Curitiba, PR, 45º Salão Paulista de Artes Plásticas no Paço das Artes, São Paulo, SP; além de obras em Museus no Masp/SP e Museu de Arte de Israel em Jerusalém entre outros. Gagliastri durante sua performance, destacou a importância de encontramos a nossa essência, além da necessidade de buscarmos caminhos e tomarmos posições, elementos fundamentais para um artista.

Importante lembrar que a exposição permanecerá aberta para visitação até 31 de outubro de 2008.
Local: Espaço Cultural da Câmara Municipal
Rua Visconde de Taunay, 880 – Centro
Ponta Grossa – PR

Contando com os apoios de: Celso Parubocz – Curadoria
FEMSA – Cerveja
Pizzaria FORNO
Churrascaria Lugano