Exposição e Simpósio de Cerâmica marcam abertura da Semana Andersen
O evento celebra o nascimento do artista, comemorado no dia 3 de novembro
Em Novembro é festejada a Semana Andersen, evento que homenageia o pintor norueguês Alfredo Andersen. Para celebrar a data, o Museu Alfredo Andersen promove atividades especiais. Nos dias 8 e 9 de novembro ocorre o 18º Simpósio Paranaense de Cerâmica, no Museu Oscar Niemeyer. Além disso, no dia 9 de novembro será aberta a exposição “Três fotógrafos noruegueses”, no Museu Alfredo Andersen.
A programação do 18º Simpósio Paranaense de Cerâmica será composta por palestras, conferências, exibição de filme, relatos de experiência e demonstração de profissionais do Brasil e exterior. O tema do encontro é “Poéticas da Cerâmica: mudanças, permanências e desafios da contemporaneidade”. A ideia é que o evento viabilize a reflexão sobre o processo poético dos artistas visuais que utilizam a cerâmica nos seus trabalhos, com o intuito de pensar o lugar desta modalidade dentro do campo das artes plásticas. Entre os participantes está o mexicano Gustavo Pérez, uma das atrações do evento. O artista irá demonstrar algumas das técnicas que utiliza. Além dele, a norte-americana Anna Calluori Holcombe, mestre em Cerâmica pela Louisiana State University, também participa do evento com duas conferências sobre o auxílio da tecnologia 3D para os ceramistas e o ensino para futuros profissionais. Outros profissionais de destaque participam do evento. O número de vagas já foi preenchido, mas os interessados poderão conferir, em breve, no site da SEEC, os vídeos das palestras.
Exposição
A mostra “Três fotógrafos noruegueses”, composta por fotos de Berntsen, Verena Winkelmann e Rune Johansen, traz imagens e pessoas comuns, paisagens urbanas e interiores criados ao longo do tempo, sem qualquer preocupação com os modelos estéticos das revistas de decoração. Apesar de parecerem corriqueiras, essas fotos têm algo em comum com a estética da propaganda turística: elas mostram que os indivíduos que moram na Noruega têm bastante espaço, seus vizinhos moram longe, e a natureza é algo que, em grande parte, se pode apreciar sozinho.
As fotografias de Verena Winkelmann apresentam grandes e pequenas cidades do sudeste da Noruega, as fachadas nuas das casas compõem parte considerável do material fotográfico. As imagens de Rune Johansen também mostram casas isoladas, no norte da Noruega. Várias fotografias são de Lofoten, o arquipélago de fama mundial que se estende do litoral do continente para o mar.
Nas imagens de Per Berntsen os detalhes e as amplas vistas caracterizam a narrativa do fotógrafo. As imagens geram o reconhecimento das qualidades do trivial, do potencial estético que há no que normalmente passa desapercebido.
Comemoração em Cascavel
O Museu de Arte de Cascavel, juntamente com o Museu Alfredo Andersen, também está comemorando a Semana Andersen com a abertura de duas exposições: "Andersen, luz e cor" e "Andersen sob o olhar contemporâneo". Em "Andersen, luz e cor" se vê um representativo recorte da mostra "Andersen em Brasília", exibida no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, na capital do país, em maio/junho de 2012. Já a exposição “Andersen sob o olhar contemporâneo" é composta por trabalhos feitos por 20 artistas cascavelenses que tiveram como inspiração a obra do pintor norueguês.
Serviço
18º Simpósio de Cerâmica
8 e 9 de Novembro de 2012
Museu Oscar Niemeyer
Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba/PR
Exposição “Três fotógrafos noruegueses”
9 de Novembro de 2012, às 19h30
Museu Alfredo Andersen
Rua Mateus Leme, 336. Centro
Horário de funcionamento
Terça a sexta-feira, das 9h às 18h.
Sábado e domingo, das 10h às 16h.
Entrada gratuita