Dia do Artista é comemorado no Memorial de Curitiba pela APAP/PR
A Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná, dentro das comemorações de seus 25 anos de fundação, comemora o DIA DO ARTISTA no próximo dia 8 de Maio, quinta-feira, às 19 horas, no Memorial de Curitiba.
O evento denominado Comemoração Dia do Artista – APAP/PR organizado pela diretoria da associação, pretende destacar e contar um pouco de sua trajetória e importância no cenário artístico e cultural de nosso estado.
Para tal convidou os artistas José Humberto Boguszewski e Estela Sandrini, para um bate-papo. Entre as atividades, contará com apresentações musicais e um esquete de teatro, e, de uma exposição com obras de 25 artistas que integram o quadro associativo da entidade.
O público poderá conferir 25 obras de diversos estilos e técnicas, cada um terá uma experiência única, como dizia Manguel:…uma obra de arte pode ser, sem dúvida, compreendida, porque é afinal uma experiência humana. Mas essa compreensão, em todas as suas revelações iluminadoras e ambíguas, talvez esteja condenada, por causa da sua própria natureza, a permanecer para nós um pouco além das possibilidades de nossos esforços. MANGUEL, Alberto. Lendo imagem. São Paulo: Companhia das Letras, 2001, pág. 172.
Os artistas que participarão da exposição, Comemoração Dia do Artista – APAP/PR, cada um criou dentro de seu estilo e técnica uma obra exclusivamente para esta exposição no Memorial de Curitiba. São eles: Ana Knapik, Antonio Temporão, Blanca da Paz, Carla Schwab, Celso Parubocz, Cida Lemos, Claudia de Lara, Cleis Selski, Diogo Alves, Fabrizio Andriani, Geraldo Zamproni, Geraldina Galleas, Yara Martins, Irani Spiacci, Izabelle Klentz, Marcus Müller, Maria Ivone Bergamini, Marilene Zanchet, Mirna de Oliveira, Ney Machado, Osmar Carboni, Rosa Bruinjé, Tânia Leal, Vera Simon e Viviane Camargo.
Desta forma, a APAP/PR busca estreitar o caminho da arte e, principalmente, transformar o jubileu de prata em um divisor de águas, afinal a arte deve ser compartilhada por muitos, como descreve Grassi: A arte não pode mais, portanto, ser considerada como a expressão da genialidade de poucos, ou como um luxo; pelo contrário, deve ser reconhecida como um dos aspectos precípuos da existência humana e deve ser considerada nesta função. GRASSI, Ernesto. Arte como antiarte. Trad. Antonieta Scarabelo. São Paulo: Duas Cidades, 1975, pág. 19.
Serviço: Comemoração do Dia do Artista – APAP/PR
Exposição dia 8 de maio, às 19 horas
Local: Memorial de Curitiba
Rua Claudino dos Santos s/n – Setor Histórico de Curitiba
Realização da APAP/PR – Associação Profissional de Artistas Plásticos do Paraná, Av. Jaime Reis, s/n – Arcadas de São Francisco – Curitiba – PR mais informações pelo telefone (41) 3232-0408.