“CONSCIÊNCIA DO MEIO” no Espaço Cultural Frans Krajcberg

A exposição “Consciência do Meio” trata-se de uma obra coletiva em que alguns artistas atuaram na criação da mesma, que utiliza como matéria prima, os resíduos do dia-a-dia de cada um, como caixas de papelão, sacolas plásticas, garrafas diversas de vidro,materiais sucata de informática e tecnoclogia, pneus e outros.
Participaram na criação coletiva os artistas: Ana Knapik, Anna Rocha, Arlene Senegaglia, Cecília Issa, Celso Parubocz, Cleis Selski, Geraldina Galleas, Ilka Passos, Jamile de Paula, Katia Velo, Lineu Borges, Loire Nissen, Lucilia Schneider, Osmar Carboni, Oswaldo Fontoura Dias, Sabine Feres, Soraya Wellner, Suzete Cidral e Walfo Rafael.

A exposição “CONSCIÊNCIA DO MEIO” tem em seu cerne o intuito provocador da apresentação do lixo em sua forma habitual, pois quase nada foi produzido, somente organizado. Um novo olhar é despertado através do acúmulo de objetos que são encontramos fora de um espaço cultural, mas que aqui serão observados de forma reflexiva. Cabe à arte esta função, ou seja, um simples objeto ganha um novo significado, como declarou Tàpies “Tudo, absolutamente tudo, representa vida e sua importância.”
Atualmente o lixo é produzido em alta escala, devido ao consumismo desregrado do homem. Não paramos nem um dia sequer de consumir, resultando no acúmulo do lixo. Esta produção excessiva e descontrolada afeta a todos e colocamo-nos diante de um futuro incerto onde as conseqüências serão trágicas e inimagináveis.
A intensidade desta experimentação é a poética contemporânea do objeto que se prolonga, redimensiona-se, a partir de experimentações sensoriais ligadas aos aspectos da vida cotidiana. O universo foi concedido de forma equilibrada, porém o homem colocá-se diante dela como um predador, ignorando as leis de ação e reação.
Somente a CONSCIÊNCIA DO MEIO nos levará a encontrar soluções inteligentes e imediatas, além da sensibilização das pessoas sobre a necessidade da percepção, da reflexão e da ação da convivência harmoniosa com o meio ambiente.

Serviço: “Consciência do Meio”
Local: Espaço Cultural Frans Krajcberg
Rua Eng. Ostoja Roguski, s/n. Jardim Botânico – Curitiba
Período: de 27 de Junho a 28 de Julho de 2008
Informações: (41) 3218-2419
* Fotografia de Katia Velo, durante a chegada dos fardos de material reciclado.